Your cart

No products in the cart.

ENVIE SEU TRABALHO PARA UM DOS CONGRESSOS MAIS IMPORTANTES DO BRASIL!

CONDIÇÃO PARA SUBMISSÃO

  • Para realizar a submissão do resumo, um dos autores deve estar inscrito no evento.
  • Cada inscrição permite o envio de um resumo, do qual, o inscrito deverá ser obrigatoriamente autor ou coautor.
  • Um mesmo pesquisador poderá ser coautor de outros resumos.
  • Não há cobrança de taxa de submissão do resumo, porém caso o resumo(s) seja(m) aprovado(s), um dos autores deverá estar com a inscrição realizada e pagamento confirmado no evento até 31 de maio de 2024. Apenas os autores inscritos poderão apresentar o artigo no evento.
  • Não serão permitidas alterações de qualquer natureza nos arquivos submetidos após o término do prazo de submissão. Inclusive alterações de autoria e dados dos autores inseridos previamente.

SIMPÓSIO JR.

   Serão selecionados 6 POSTERS dentro de cada área para apresentação oral no formato de Simpósio Jr. Após a apresentação, uma comissão delegada pela SBFis fará a seleção do primeiro e segundo lugares dentro de cada área para premiação. Os demais selecionados receberão menções honrosas dentro da seção de POSTERS.

SUBMISSÃO DE RESUMOS

  •  Submeta o seu resumo para o LIX Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia.

 

FORMATO RESUMO

    • Os textos dos resumos deverão ser submetidos preferencialmente em inglês. Podendo também ser submetidos em português. Resumos submetidos com múltiplos erros ortográficos e gramaticais serão sumariamente rejeitados.
    • Os resumos serão divididos em seções com os seguintes tópicos:
      Área, Prêmio, Título, Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusão, Apoio Financeiro, Código do Comitê de Ética e Palavras-Chave.
    • Cada resumo deverá escolher apenas uma das áreas abaixo para envio.
    • Áreas para envio dos Resumos

1. Fisiologia Comparada
2. Fisiologia Cardiovascular
3. Fisiologia Gastrointestinal
4. Fisiologia Endócrina e Metabolismo
5. Fisiologia Renal
6. Fisiologia Respiratória
7. Neurofisiologia
8. Fisiologia do Exercício
9. Novas terapias, desenvolvimento tecnológico e Inovação
10. Ensino e Divulgação Científica
11. Eletrofisiologia, Biomembranas, Transportadores e Sinalização
12. Outros

  • Os resumos devem conter no máximo 3500 caracteres (incluindo os espaços).
  • Para garantir que o seu nome seja citado de maneira uniforme, o autor deve padronizar seu nome e sobrenome em todos os resumos em que for autor ou co-autor.
  • resumo deverá conter informações relevantes para o trabalho, como idade e gênero no caso de experimentos com humanos e espécie, idade, peso e gênero no caso do uso de animais de laboratório.
  • Os resultados quantitativos não serão aceitos sem os valores numéricos (e.g.: número de amostras, média e erro padrão; porcentagem do controle, etc…).
  • Caso sejam necessárias, as citações de referências bibliográficas devem ser mantidas em um número mínimo e mencionar: nome do periódico abreviado, volume, página inicial, ano (e.g.: Res. 472:24,1992).
  • Quando os experimentos que compõem o resumo envolverem animais ou seres humanos deve-se, obrigatoriamente, adicionar o código da aprovação (protocolo/ processo/ número) e anexar o documento do Comitê de Ética. Caso não seja anexado o documento do Comitê de Ética Experimental da Instituição é obrigatório incluir justificativa para a ausência do mesmo no final do resumo. (ANEXAR DOCUMENTO de até 2MBytes)
 

Demais demandas ou perguntas poderão ser sanadas na página do congresso ou via e-mail congresso@sbfis.org.br.

PRÊMIOS

   Branca de Almeida Fialho, fisiologista nascida em Petrópolis (RJ) em 10 de março de 1896, fundou, juntamente com os irmãos Álvaro e Miguel Ozório de Almeida, o primeiro centro de fisiologia experimental do Brasil. Branca também teve destaque como educadora e participou da criação da Associação Brasileira de Educação, presidindo-a de 1934 a 1935 e de 1942 a 1944. Ela também presidiu a Federação de Mulheres do Brasil, ligada à Federação Internacional de Mulheres. Autora de obras sobre a fisiologia de rãs, serpentes, tatus e morcegos, ela também escreveu “A Educação Secundária no Brasil”. Branca faleceu em janeiro de 1965. O prêmio que leva seu nome é uma homenagem à primeira mulher-fisiologista brasileira registrada.

   O Prêmio Branca de Almeida Fialho, concedido desde 2020 pela SBFis, visa estimular a produção científica utilizando fêmeas como modelo experimental ou pesquisadoras mulheres atuantes na área de fisiologia.

Edital do Prêmio Branca de Almeida Fialho

O Prêmio Álvaro Ozório de Almeida é concedido anualmente pela Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) para reconhecer trabalhos científicos na área de fisiologia. O prêmio é uma homenagem a Álvaro Ozório de Almeida, um destacado médico fisiologista e cientista brasileiro, nascido em Porto Alegre em 1882 e falecido no Rio de Janeiro em 1952. Ele desempenhou um papel importante no desenvolvimento da fisiologia experimental no Brasil e teve uma carreira acadêmica notável, inclusive como membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Ciências.

   Além de sua contribuição à ciência, Álvaro Ozório de Almeida exerceu influência significativa na educação científica, especialmente de seu irmão, Miguel Ozório de Almeida, outro renomado fisiologista brasileiro. Suas atividades científicas tiveram impacto tanto no Brasil quanto em outros países, refletindo sua busca por cooperação internacional e seu engajamento em instituições científicas de renome (Fiocruz Arca). O Prêmio Álvaro Ozório de Almeida é uma forma de celebrar e perpetuar seu legado na fisiologia brasileira.

Edital do Prêmio Álvaro Ozório de Almeida